quinta-feira, 29 de abril de 2010

O berço de Stufana

Já está disponível no blog Na fronteira das linguagens um vídeo de quatro minutos que resume as atividades do Projeto TelaTeatro, no qual foi criada e produzida a minissérie Stufana. Assista e fique sabendo o que é e o que faz esse projeto, clicando aqui .

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Episódio final

E chegamos ao final desta "temporada" da minissérie Stufana, apresentando aqui o último dos nove episódios que a compõem. Desta vez, encurralados pelas circunstâncias dentro de um hospital, Latika (Hermínia Mendes) e Khassim (Eduardo Japiassu) vivem uma relação de desconfiança que ameaça a verdadeira identidade de ambos. Um médico percebe que algo está errado e desencadeia acontecimentos que podem trazer muitos problemas para os stufanens. Com várias participações especiais, os créditos deste e de outros episódios podem ser vistos clicando aqui. Para assistir a este episódio em melhor qualidade, clique aqui ou acesse diretamente o YouTube.

A criação de Stufana faz parte de uma atividade didática. Seu comentário sobre este ou outros episódios será muito útil para nós.

domingo, 11 de abril de 2010

Oitavo episódio

Este é o oitavo dos nove episódios que compõem esta "temporada" da minissérie Stufana, com muitas participações especiais. Quinze dias depois de separarem-se dos amigos, a situação de Latika (Hermínia Mendes) e Khassim (Eduardo Japiassu) não é nada boa. Encurralados em um hospital por força das circunstâncais, enfrentam a ameaça de verem revelado o segredo do grupo. Veja o elenco completo deste e de todos os episódios da série clicando aqui. Para assistir a este episódio em melhor qualidade, clique aqui ou acesse diretamente o YouTube.

A criação de Stufana faz parte de uma atividade didática. Seu comentário sobre este ou outros episódios será muito útil para nós.

Só no YouTube, por enquanto

Estamos com problemas na postagem do oitavo episódio aqui no blog. Mas ele já está disponivel no YouTube. Clique aqui e assista agora.

sábado, 10 de abril de 2010

Sétimo episódio

Saiba neste episódio detalhes sobre o desfecho inesperado dos acontecimentos envolvendo Vida (Ana Carolina Miranda) e as filhas de Minussi (Thaianne Cavalcanti). Com algumas participações muito especiais no elenco (veja o post com os créditos completos de toda a série clicando aqui), este é o sétimo dos nove episódios que compõem esta "temporada" de Stufana. Para assistir ao episódio com melhor qualidade, clique aqui ou acesse diretamente o YouTube.

A criação de Stufana faz parte de uma atividade didática. Seu comentário sobre este ou outros episódios será muito útil para nós.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sexto episódio

Neste episódio da minissérie Stufana, encontramos Minussi (Thaianne Cavalcanti) e Vida (Ana Carolina Miranda) já instaladas numa grande cidade. Porém, um incidente envolvendo Sol (Anais Coelho) e Hannah (Maria Luisa Aguiar), filhas de Minussi, coloca em xeque a relação entre ela e Vida. Para assistir a este episódio em melhor qualidade, clique aqui ou acesse diretamente o YouTube. Os créditos completos de toda a série podem ser acessados clicando aqui.

A criação de Stufana faz parte de uma atividade didática. Seu comentário sobre este ou outros episódios será muito útil para nós.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Quinto episódio

Este é o quinto dos nove episódios que compõem esta "temporada" da minissérie Stufana. Saiba o que aconteceu com Marana (Samantha Queiroz), a única do grupo de stufanens que teve que explorar sozinha as novidades do nosso mundo. A atriz Socorro Raposo faz uma participação especial neste episódio como a dona do pensionato onde Marana se hospeda (veja post com os créditos completos de toda a série clicando aqui). Para assistir a este episódio em melhor qualidade, clique aqui ou acesse diretamente o YouTube.

A criação de Stufana faz parte de uma atividade didática. Seu comentário sobre este ou outros episódios será muito útil para nós.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Quarto episódio

Assista agora ao quarto episódio dos nove que compõem esta "temporada" da minissérie Stufana. Este episódio mostra Ávana (Janaína Gomes) e Céu (Regina Medeiros) conhecendo a primeira cidade que que encontram em nosso mundo. Ainda desconcertadas com os acontecimentos que viveram em Serra Seca, as duas amigas conseguem esclarecer parte daquelas estranhas visões. Veja este episódio em melhor qualidade clicando aqui ou acessando diretamente o YouTube.

A criação de Stufana faz parte de uma atividade didática. Seu comentário sobre este ou outros episódios será muito útil para nós.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Terceiro episódio

Este é o terceiro dos nove episódios de Stufana. Depois que o grande grupo se desfez, os stufanens seguem em direções opostas. Neste episódio Ávana (Janaína Gomes) e Céu (Regina Medeiros) atravessam o sertão baiano de carona e acabam descobrindo pistas inesperadas sobre parte do que vieram aprender em nosso mundo. Veja este episódio em melhor qualidade clicando aqui ou acessando diretamente o YouTube.

Esta minissérie e seu processo de realização configuram uma atividade didática. Agradecemos desde já se pudermos contar com seu comentário sobre este ou outros episódios.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Segundo episódio

Assista agora ao segundo dos nove episódios de Stufana. Descubra o que está incomodando Marana (Samantha Queiroz) e conheça Ava e Avento (Sofia Abreu e Ana Dulce Pacheco), duas novas personagens cruciais para os desafios a serem enfrentados pelos stufanens. Veja este episódio em melhor qualidade clicando aqui ou acessando diretamente o YouTube.

A realização desta minissérie é uma atividade didática. Vai ser bacana se pudermos contar com seu comentário sobre este ou outros episódios.

domingo, 4 de abril de 2010

Primeiro episódio

Finalmente, aqui está o primeiro dos nove episódios de Stufana. Nele você conhecerá os personagens e algumas de suas primeiras dificuldades fora da cidade coberta onde viveram desde que nasceram e de onde nunca haviam saído. Assista este episódio em melhor qualidade clicando aqui ou acessando diretamente o YouTube.

Como a realização desta minissérie é uma atividade didática, agradecemos se puder deixar aqui seu comentário sobre o episódio.

Haja paciência...

Lamentamos informar que não temos como prever o horário de postagem do primeiro episódio. O Blogger cancelou o upload do episódio e tivemos que recomeçar o processo. Muito estranhas, todas essas dificuldades acontecendo de uma vez. Com os trailers não teve nada disso, tudo correu bem.

Atraso no lançamento

Informamos que não será possível colocar no ar no horário previsto o primeiro episódio de Stufana, pelo que pedimos desculpas antecipadas. O teste de renderização em formato para internet funcionou bem com o trecho inicial do episódio mas, quando fomos processar o material completo hoje à tarde, o software apresentou problemas, atrasando nossa programação. A previsão é que o episódio só entre no ar por volta das 23 horas.

Esclarecemos que os episódios que serão apresentados na internet estão sendo reeditados a partir da versão apresentada no Cinema da Fundação em 22/03 e esse trabalho ainda está em andamento. Nessas versões haverá clipes com resumos de episódios anteriores, novas aberturas e créditos finais específicos, além de ajustes e acréscimos na trilha sonora, incluindo temas inéditos.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Entrevista - Fernando Japiassu

A música de Stufana

Fernando Japiassú
Correia Lima, autor da trilha sonora da minissérie Stufana, nasceu em João Pessoa (PB) em 22/02/1969. Aprendeu com o pai a amar as artes, em especial a música, a poesia e o desenho. Na adolescência, nos anos 80, participou do movimento roqueiro do Recife com A Banda, tocando violão, guitarra, teclado e dando os primeiros passos na composição. Para nortear os estudos entrou para o Conservatório Pernambucano, onde apaixonou-se pela música clássica e passou a se dedicar ao violão erudito sob a orientação de Guilherme Calzavara. Nos anos 90 voltou para o rock com a banda Siricongados. Prestou vestibular para o Bacharelado em Violão na UFPE, onde recebeu orientação do professor Mauro Maibrada, tendo aulas formais de harmonia e informais sobre “tudo” com o professor Dierson Torres. Trabalhou com trilhas e jingles para propaganda. Entre idas e vindas com a música cursou Informática, Engenharia Elétrica, Psicologia e Direito, no qual se formou. A seguir, Fernando fala em pouco sobre seu trabalho em Stufana.


Que desafios traz a criação da trilha sonora de uma ficção?
O primeiro desafio é entender o que o diretor quer com a cena. Nem sempre é tão explícito o grau de tensão, suspense, resolução, alegria, a que a cena se propõe. Uma vez captada a emoção necessária deve-se ficar atento ao “timing” da ação. A música pode dar dicas de que vai acontecer algo, e isso às vezes é desejável, mas outras vezes pode estragar a surpresa. Por fim, é necessário encontrar o equilíbrio entre a coerência e a redundância. A música deve ter um campo sonoro adequado ao campo visual, mas é preciso resistir ao lugar comum. Deve-se acrescentar sentido a imagem e não repetir musicalmente o que está sendo feito. No caso de Stufana, temos como exemplo a cena em que as crianças estão brincando no parque. Colocar uma cantiga de roda seria ser redundante. Optei por usar palmas e percussão, que remetem ao universo infantil, mas fazendo uma brincadeira mais improviso jazz/latino em cima.

Como foi seu processo de criação?
O processo de criação foi bastante facilitado por poder ter acesso aos episódios já editados. Desta forma pude ver e rever cada episódio. Marquei as cenas que sentia precisar de alguma trilha e depois procurei analisar o que cada uma pedia. A partir daí começo a trabalhar mais com a escolha de timbres. Onde fica legal intrumentos elétricos? Onde fica legal acústicos? Sintetizado? Percussões? Depois de ecolhidos os timbres fiquei brincando com eles e vendo as cenas, até ter aquele “insight” de ter achado o caminho. Por fim vem a fase da transpiração. Adequar harmonia, refinar o arranjo, mixagem, masterização...

Qual episódio foi o mais difícil de lidar?
O episódio da Marana foi bastante complicado. (ATENÇÃO! SPOILERS!) Ele inicia com uma cena no caos urbano do Recife e que segue até o interior de um apartamento com ares de antigamente. Como toda essa passagem é visual, sem falas, queria criar uma música que conseguisse unir os dois universos. Isso deu trabalho. Depois o mesmo episódio tem a cena do morador de rua para qual fiz um quarteto de flauta, clarinete, oboé e tuba. Também foi meio trabalhoso, mas acho que era o que a cena pedia. Ao mesmo tempo era um episódio mais leve. Queria aproveitar para fazer uma trilha mais alegre, que desse chance do espectador respirar.

Qual episódio fluiu melhor?
O de Latika e Khassim saiu muito fácil. (ATENÇÃO! SPOILERS!) Todo o episódio é no mesmo ambiente. E a trilha procurou reforçar mais a tensão inerente. Usei muito sintetizador. Com timbres que lembram tensão e as vezes confusão mental. Também foi divertido pontuar os poderes energéticos do Kassim.

Para concluir...
A experiência com Stufana foi muito boa e muito desafiadora. Quando aceitei fazer não tinha idéia se iria conseguir. (risos) Já tinha feito alguma coisa para propaganda de rádio. Mas não para imagem e muito menos cinema. Mas quando comecei vi logo que sintonizei com a proposta e iria conseguir mesmo com o tempo exíguo que tinha para isso.